domingo, 29 de agosto de 2010

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

                      A CIDADE E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

O estágio I re-avaliamos nossa prática docente, ao mesmo tempo em que construímos essa pratica em outros paradigmas conceituais, teóricos e práticos, com nossos mapeamentos e cartografias, bem como nossas metáforas conceituais. Para muitos de nós, foi a oportunidade de termos as primeiras aproximações investigativas com espaços educativos, escolas, salas de aulas.
Tivemos a oportunidade de refletir sobre rotina, conflitos e saberes pedagógicos e realizarmos nossa primeira investigação nesse curso, em um espaço de educação formal.
Nesse estágio supervisionado 3 nossa proposta é ampliarmos a experiência de estágio para além dos muros da escola tomando a cidade como referencia para a elaboração de projetos de ação educativa.
Com o percurso das 5 disciplinas de estágio buscamos uma abordagem integral para nossos crescimentos.
Pensar a cidade enquanto um organismo vivo, dinâmico, que trás uma história construída ao longo dos tempos, uma historia feita pelos seus habitantes, cada um com suas relações, suas profissões, seus ofícios, sua cultura; a cidade formada, por seus lugares; físicos, afetivos, simbólicos.
Pensar a cidade é pensar também em lógicas capitalistas, pré-capitalistas; é pensar na cidade como obra; é, pensando a cidade centralizada na lógica da produção capitalista, nas condições espaciais, nas desconstruções e (re) territorializações.
A efetivação da cidade como educadora se constitui na resistência a tendência de praticas individualistas na cidade.
A cultura diz respeito a todos os fazeres, saberes e viveres pelos quais as pessoas constituem em seus lugares, nas suas cidades, nas suas terras.

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